Transição de Carreira

Recorremos à mitologia grega para explicar as carreiras contemporâneas, denominando carreiras proteanas, em alusão ao deus Proteus que era capaz de alterar sua forma com relativa facilidade e quando assim o desejasse.

Sendo assim, as carreiras do século XXI serão proteanas, carreiras gerenciadas pela pessoa, não mais pela organização e que serão reinventadas pela pessoa de tempos em tempos, à medida que o indivíduo e o ambiente mudarem.

Ou seja, a passagem do modelo de carreira organizacional para o modelo de carreira sem fronteiras.

Onde além de considerar as experiências profissionais, denota a importância da percepção pessoal sobre as escolhas de carreira, considerando tanto os aspectos objetivos quanto os subjetivos, remetendo à relevância as atitudes individuais sobre a carreira e suas consequências durante a vida profissional.

 

A gestão pessoal da carreira

O papel da pessoa na gestão de sua carreira é constantemente enfatizado atualmente.

Na era contemporânea, a imagem de segurança aparece atrelada à empregabilidade ao invés de estar garantida por um emprego.

Sendo assim, as pessoas são incitadas a acumular conhecimento e gerenciar suas carreiras para conseguir mobilidade no mercado de trabalho.

Os indivíduos passam assumir um papel ativo no planejamento da própria carreira, para tanto, a necessidade de autoconhecimento para que se desenvolva um referencial próprio nas escolhas profissionais, do contrário, a pessoa tende a se perder na impessoalidade dos parâmetros externos, reduzindo suas chances de autorrealização.

Apesar das influências externas, como a família, a sociedade e a cultura, serem naturais, o desenvolvimento de um referencial próprio nas escolhas de carreira, a ausência de um projeto profissional pode levar as pessoas a riscos como armadilhas profissionais, falta de foco e alternativas restritas.

As etapas para a construção de um projeto profissional são: o autoconhecimento, conhecimento do mercado, objetivos da carreira, estratégias de carreira, plano de ação e acompanhamento.

Rosa Perrella Consultora Sênior em Gestão de Pessoas, Coach Organizacional, Palestrante e Professora. Especialista em Desenvolvimento de Liderança e Alta Performance de Equipes.